Oeste da Bahia tem melhor safra em cinco temporadas
11 May 2017
Mesmo não tendo alcançado a produção média prevista no 2º levantamento, que era de 56 sacas de soja por hectare, o oeste da Bahia chegou bem perto deste número. Dados do último levantamento para a safra 2016/17, compilados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), dão conta de que a colheita na região alcançou o patamar de 54 sacas da oleaginosa por hectare, aumento de quase 55% em relação ao ciclo anterior.
Para o algodão, a expectativa é ainda melhor, diz a entidade. O recorde de produção da fibra foi na safra de 2010/2011, o que deve ser superada na temporada atual. A previsão é ultrapassar a marca atualmente projetada de 270 arrobas por hectare.
Por sua vez, o milho não deve confirmar a estimativa inicial de colheita, que era de 163 sacas por hectares, ressalva a Aiba. Mesmo assim, a cultura pode registrar aumento em relação à safra anterior, passando de 115 sacas por hectares para 130 sc/ha. De acordo com a associação, os dados relativos à soja são definitivos. No tocante ao milho e algodão, o resultado final será confirmado em setembro.
Fonte: DATAGRO