Pecuária: Confira os principais conceitos da atividade na criação de animais
27 Jul 2021
A pecuária trata-se de uma atividade econômica que é realizada nas áreas rurais, ela é de suma importância para o consumo e o desenvolvimento do ser humano.
A atividade é direcionada justamente para a criação e reprodução de animais para fins de comercialização e abastecimento no mercado consumidor, como carnes para frigoríficos, peles na indústria de couro, leite para laticínios, entre outros.
A pecuária compreende a agricultura pois as duas são realizadas no mesmo lugar e em certos momentos uma depende da outra, tais como, a ração para os bovinos, a produção leiteira que precisa de cana-de-açúcar e o capim cultivado, e as fezes dos animais também servem como adubo natural no cultivo de algumas culturas como hortas.
Se destacam como fonte de renda a produção de carne, leite e ovos. A carne é o alimento principal na função de produção agroindustrial e os animais consumidos são; bovinos, suínos, aves em geral, ovinos, caprinos, bufalinos entre outros.
Depois da carne, vem a produção de leiteira, que são fornecidas pelos derivados de bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos, em seguida a produção de ovos, derivados da criação de aves, e por último os animais de montaria que são equinos, muares e asininos.
A pecuária tem sua especialização produtiva na criação animal, a cada determinado produto sendo destinado ao seu respectivo setor e comercializado, vejamos abaixo os tipos de atividade pecuarista.
Pecuária de Corte – trata-se da criação de animais voltada na produção e fornecimento de carne que são os bovinos.
Pecuária Leiteira – trata-se da criação de animais voltada na produção e fornecimento de leite que são bovinos.
Pecuária de Lã – trata-se da criação de caprinos e ovinos voltada na produção e fornecimento de lã.
Equinocultura – criação de cavalos para montaria.
Suinocultura – criação de porcos, para fornecimento da carne suína.
Avicultura – criação de aves, para fornecimento da carne e ovos.
Cunicultura – criação de coelhos, para fornecimento da carne e subprodutos.
Apicultura – criação de abelhas, para fornecimento do mel.
Piscicultura – criação de peixes, para fornecimento da carne.
A atividade pecuária divide-se em duas modalidades:
A pecuária extensiva, onde o gado é criado solto em áreas extensas, sem grandes cuidados, tornando-se baixa a produtividade do animal.
A pecuária intensiva, onde os animais são criados de uma forma diferente, com a intervenção da tecnologia avançada, eles vivem em cativeiro, se alimentam de rações balanceadas, cuidados veterinários diariamente, garantindo assim uma alta produtividade, e através desses tratamentos na pecuária intensiva que são selecionados os animais de boa raça.
Além do mais, existe um grande problema que dificulta essa atividade, trata-se da questão da saúde animal, a febre aftosa.
A febre é uma das principais dificuldades que o pecuarista se depara, por causa dela são impedidos a exportação de produtos oriundos de determinadas áreas de risco no país.
Apesar da grande importância da pecuária para o Brasil, esta atividade causa alguns danos ao meio ambiente, como queimadas e desmatamentos. Isso acontece quando são usados para conseguir espaço para a produção, que com essas práticas mal elaboradas, se tornam perigosas para o meio ambiente em geral e para o ecossistema, assim contamina o solo e causa a morte de espécies animais e vegetais.
Por isso é importante tomar todas as atenções com a sustentabilidade e a saúde do nosso planeta. Já que a pecuária é uma atividade econômica muito importante para o consumo e o desenvolvimento do ser humano.
Fonte: Rural Centro