09 May 2013

“O cenário de cria está cada vez mais difícil, e se quisermos mudar esse quadro, é preciso pensar em maneiras de abate em tempos cada vez menores”. Dessa forma o zootecnista e pesquisador da APTA Regional Alta Mogiana Flávio Dutra abriu sua explanação sobre como potencializar o ganho em carcaça na recria e terminação de bovinos de corte. Para ele, a grande questão é saber aferir o ganho de peso do animal para se obter lucro, pois “quem paga a conta não é o boi, e sim sua carcaça”.

Flávio indicou quais as principais preocupações que o confinador deve ter em mente: ter animais para reposição, uma dieta eficiente, saber os custos operacionais, ter animais prontos para abate e acompanhar o romaneio para o frigorífico. “São ideias simples e justamente por isso muitos criadores não se preocupam mais com isso, o que causa problemas em algumas vezes”, conta ele.

É primordial saber quanto cada parte do bovino representa no negócio, uma vez que cada raça tem suas especificidades, tanto no tamanho do animal quanto no desenvolvimento das vísceras e no ganho de carcaça. “Não tem outra escolha, para potencializar o ganho, é preciso planejamento e ação”, palavras constantemente repetidas por Flávio durante sua apresentação.

“Os rendimentos podem ir de 53% a 56%. Mas é sempre importante lembrarmos que a suplementação para tal ganho deve acompanhar a alimentação realizada no pasto. Quanto menos mexermos no rebanho é melhor, pois evitamos que o animal fique estressado, principalmente no dia de embarque para o frigorífico”, recomenda ele.

Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.

Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.