11 Jan 2012

O professor Galileu Coelho, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE ), dá a explicação:Os pigmentos responsáveis pela cor da casca dos ovos derivam da hemoglobina, em sua maioria, e também da bilirrubina, que é um produto da decomposição da hemoglobina. Os primeiros dão cores marrom e olivácea à casca, os segundos, as cores verde e azul.

Todos os pigmentos são secretados nas paredes do oviduto. Apesar de a maioria das aves possuir ovos de colorido característico e constante, outras apresentam variações na sua pigmentação e cor, as quais podem ocorrer numa mesma ave , ao longo do tempo, ou em alguns indivíduos de uma determinada população.

Certas “raças” põem ovos de casca branca, ocasionalmente de cor avermelhada, sendo tal fenômeno inexplicável e conhecido por eritrismo, comum em espécies africanas e indianas, nos locais de solo vermelho. O contrário, às vezes ocorre: aves que normalmente põem ovos de casca pigmentada põem também ovos com casca branca.

A hereditariedade dos pigmentos coloridos de uma raça chilena de galinha doméstica foi demonstrada em 20 anos de experimentos de cruzamento e seleção genética. Foram selecionados indivíduos para produzir ovos de cascas azuis, verdes, róseos, oliváceos, marrons e brancos. Em certos casos acontece de uma mesma postura aparecerem ovos de cascas brancas e coloridas.

As galinhas de plumagem preta tem uma maior probabilidade de botar ovos de cascas azuladas ou esverdeadas.

Fonte: Emater GO



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.