Produção de volumosos: silagem de milho com qualidade

19 Sep 2021

O sucesso de um processo de silagem de milho envolve alguns fatores primordiais, contando com um amplo grau de conhecimento dos envolvidos na prática.

 

Considerando que o milho é um dos principais grãos utilizados na alimentação animal em épocas de estiagem e quando o pecuarista não tem sucesso com os volumosos.

 

Continue com a gente e entenda um pouco mais sobre o assunto.

 

Por que investir em silagem de milho?

 

A silagem de milho se destaca por apresentar bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação, boa aceitabilidade por parte dos animais.

 

Por ser um volumoso de alto valor energético, possui manutenção do valor nutritivo da ensilada e apresenta baixo custo relativo por quilo de matéria seca digestível, dessa forma a silagem de milho pode ser empregada em quase todas as propriedades leiteiras e de engorda na nossa pecuária.

 

Mas para atingir o tão desejado sucesso com a silagem de milho o produtor deve seguir alguns fatores para incrementar a produtividade.

 

Fatores que auxiliam na produção da silagem de milho com qualidade

 

- Mão de obra, profissionais treinados e que saibam aplicar o manejo de forma correta, tendo experiência com plantio, manutenção, colheita e transporte.

 

- Saber para qual finalidade a silagem de milho vai ser produzida de acordo com as prioridades da propriedade.

 

- Os nutrientes disponíveis no solo e um programa de adubação auxiliam no processo de desenvolvimento e produtividade do cultivo.

 

- Análise crítica de todos os aspectos econômicos e técnicos para que não existam erros no processo de plantio.

 

- A escolha do híbrido de milho, visando à adaptação da região de cultivo, juntamente com a época de plantio.

 

- Definir antecipadamente os tipos de equipamentos e maquinários utilizados.

 

- Ponto, etapa e manejo ideal para a colheita.

 

Esses fatores quando bem tralhados proporcionam uma produção de qualidade e rendimento excelente para o produtor.

 

Embora existam várias plantas forrageiras, anuais e perenes, o milho é uma das culturas mais utilizadas neste processo no Brasil.

 

Sendo mais que fundamental que o produtor procure alternativas que façam a diferença no cultivo, com o intuito de manter a lucratividade e sucesso do processo.

 

Por esse motivo a busca por conhecimento é essencial e nós não poderíamos deixar de te informar sobre o assunto.

 

 

Fonte: Revista Agropecuária



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.