Produtor fique atento nas plantas tóxicas para bovinos
19 Sep 2021
Plantas tóxicas para bovinos? Como assim, existem plantas que podem prejudicar a saúde do animal?
Isso mesmo amigo existe sim! São tantas situações que colocam a saúde dos bovinos em risco, que um fator como esse é muitas vezes negligenciado.
A presença de plantas tóxicas nas pastagens é cada vez maior e tem se tornado um pesadelo em muitas criações de bovinos.
E como nós gostamos de trazer informações, você pode continuar aqui com agente e entender um pouco mais sobre o assunto.
Plantas tóxicas para bovinos
É bastante comum presenciarmos a ocorrência de intoxicação por conta do consumo de plantas nocivas e aposto que você não sabia que uma simples pastagem poderia acarretar em transtornos, certo?
Todo o processo de intoxicação é relativo à espécie da planta e quantidade ingerida pelo animal. Entretanto, o problema se desencadeia depois que animal consome estas plantas por um período mais longo.
Plantas tóxicas mais comuns nas pastagens
- Erva de rato (cafézinho);
- Asclepia (Paininha ou Oficial de Sala);
- Mascagnia (Coerana ou Cipó Prata);
- Tetrapterys (Cipó ferro ou Cipó Rruão);
- Samambaia do Campo.
Os sinais principais, nos casos de consumo prolongado, são distúrbios hepáticos e gastrointestinais, podendo o animal apresentar outros sinais.
É essencial que o produtor esteja atento às plantas que estão presentes em sua pastagem, pois cada planta pode ser responsável por gerar sinais diferentes.
Métodos de tratamento e prevenção da intoxicação
Quando diagnosticado a intoxicação e a causa evidente, o processo de tratamento deve ser logo aplicado para garantir o maior sucesso do restabelecimento das funções hepáticas e eliminação das toxinas. Sendo feitos através do uso de medicamentos específicos sobre observação de um profissional veterinário.
As técnicas de prevenção passam pelo o manejo de combate das plantas presentes nas pastagens, o que requer também um conhecimento aprofundado acerca das mesmas.
Fonte: Revista Agropecuária