Produtores de 11 cidades de Goiás recebem patrulhamento da PM
12 Apr 2017
A partir desta quarta-feira (12), os produtores rurais de Ipameri, 199 km de Goiânia poderão contar com um mecanismo de proteção no campo, o “Patrulhamento Comunitário Rural Georreferenciado”, a fim de reduzir a criminalidade nas áreas rurais. Ao todo 11 cidades no estado de Goiás usufruem do benefício de segurança.
O programa permite que a Polícia Militar utilize do uso de um GPS para identificar e combater crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, dando agilidade nos atendimentos às ocorrências. O GPS irá registrar as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas, que informa que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Além de mapear todas as propriedades e os acessos a cada uma delas, o uso da tecnologia pelas equipes possibilita um amplo inventário de todos os bens das propriedades, máquinas agrícolas e outros veículos.
Quando ocorre uma solicitação de emergência, o proprietário informa o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados – inclusive com a rota para deslocamento. Em caso de roubos, os policiais terão acesso às características dos bens subtraídos, o que facilita a recuperação.
Cidades com patrulhamento
Até o momento as cidades de Guapó, Trindade, Varjão, Inhumas, Itumbiara, Caldas Novas, Caiapônia, Iporá, Orizona, Pires do Rio e Catalão já utilizam o programa de patrulha rural georreferenciada. “Estamos conseguindo, nessas regiões, proporcionar uma sensação de segurança. Isso faz com que o produtor possa trabalhar melhor e desempenhar seu papel na sociedade com mais tranquilidade”, ressalta o assessor jurídico da Faeg, Augusto César de Andrade.
Já as cidades de Bela Vista de Goiás, Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis e Itaberaí estão em fase de aquisição dos equipamentos para receber o programa. Campo Alegre já está com os equipamentos adquiridos e aguarda o lançamento.
*Com informações da Gerência de Comunicação da Faegi e Sindicato Rural de Ipameri
Fonte: Redação