Profissionais capacitados contribuem para o déficit de mão de obra na mecanização agrícola
21 Jul 2021
Atento às exigências do mercado, Francisco Gleidson Gabriel de Oliveira, operador de máquinas agrícolas, tem procurado manter os conhecimentos sempre atualizados. O último treinamento que participou foi o de Tecnologia de precisão em máquinas agrícolas. "Tudo que aprendi, já coloquei em prática no dia a dia".
Ofertado pelo Sindicato Rural de Alta Floresta em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o treinamento proporcionou a Francisco o conhecimento sobre as tecnologias de precisão nas operações com máquinas agrícolas.
O avanço da tecnologia no campo permitiu à agricultura o uso de diversos tipos de equipamentos como sensores, máquinas e sistemas integrados para otimizar a produção e reduzir o desperdício desde as sementes até a colheita.
Apesar da tecnologia ser uma grande aliada, é necessário um profissional capacitado para operá-la. Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Dimitry Bulaty, mesmo a empregabilidade sendo alta no estado, o setor ainda carecia de mão de obra qualificada.
"A maioria das propriedades em Mato Grosso já contam com a tecnologia de precisão, mas ainda falta operadores capacitados para trabalhar nas máquinas. Por meio dos treinamentos, o Senar-MT ajuda a capacitar pessoas para o meio".
O treinamento que tem carga horária de 40 horas, tem em sua programação conteúdos como a Origem da Tecnologia de Precisão, Informática aplicada à agricultura de precisão, Utilização do Receptor GNSS, além da prática realizada em máquinas de última geração.
Além da capacitação específica o Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais, oferta outros 350 cursos para a formação profissional rural. Oferece ainda programas e projetos como Mutirão Rural que leva cerca de 30 tipos de serviço para atender o homem do campo.
Os interessados em conhecer melhor os serviços ofertados pelo Senar-MT, procure o Sindicato Rural de seu município que é o principal parceiro da instituição.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT