Quem sabe responde: capim para caprinos e ovinos em Mossoró/RN

22 Sep 2011
Qual o capim de melhor aproveitamento para boi caprino e ovino em Mossoró, Rio Grande do Norte, com pastagem irrigada através de bombas?
Raimundo Lopes Duarte Neto, de Mossoró/RN
Resposta de Osmair Nogueira, engenheiro agrônomo e gerente nacional de vendas da Germipasto.
Por estar localizada em região de alta temperatura e alta luminosidade, o uso de irrigação potencializa a produção de massa das forrageiras tropicais.
Para esta região, podemos utilizar na alimentação de bovinos todas as forrageiras tropicais propagadas por sementes disponíveis no mercado.
Devido ao custo de irrigação, optamos por forrageiras mais produtivas como o Panicum maximum cv. Mombaça, que tem potencial de produção de 28 toneladas de matéria seca por hectare ao ano em solos de alta fertilidade ou corrigidos. Pode-se plantar também a Brachiaria brizantha cv. Xaraés para solos de média fertilidade com potencial de 15 toneladas de matéria seca por hectare ao ano.
Quando a forrageira também for utilizada para caprinos e ovinos, devemos escolher as mais palatáveis a estes animais, sendo recomendado o Panicum maximum cv. Tanzania, com produção de 20 ton/ha de ms/ano, e o Panicum maximum cv. Massai, com produção de 15 ton/ha de ms/ano.
As brachiarias não são bem aceitas por caprinos e ovinos e apresentam produção de massa mais baixas do que os panicuns.
Veja outras respostas do engenheiro agrônomo Osmair Nogueira:
Quem sabe responde: Brachiaria e Panicum são o mesmo capim?
Quem sabe responde: melhor capim para cavalos no norte de MG
Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder? Envie sua dúvida ou sugestão para jornalismo@ruralcentro.com.br com nome e sua cidade ou deixe nos comentários!
Fonte: Rural Centro