Quem sabe responde: cultivo de pau de balsa

14 Sep 2011

Gostaria de receber orientações referentes ao cultivo do pau da balsa, como:

• Plantio
• Espaçamento entre árvores
• Número de plantas por hectare
• Tratos culturais
• Tempo até colheita e comercialização
• Dinheiro investido e retorno

Cênio Lindemann, de Lucas do Rio Verde/MT.

A resposta desta semana é do engenheiro agrônomo Décio Teruo Miyagima, da Empaer/MT. Além de suas respostas, Miyagima enviou também um artigo contendo diretrizes técnicas para o plantio de pau de balsa, cujo link está disponível ao final desta resposta. O documento foi elaborado pela Seder/MT (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso).

Plantio
A época de plantio do pau de balsa é a mesma que a de qualquer cultura. Ela começa no dia 15 de novembro e segue até primeira quinzena de fevereiro. As covas podem ser abertas manual ou mecanicamente, devendo ter uma dimensão compatível com o tipo de muda utilizada.

Espaçamento entre árvores
O espaçamento deve levar em consideração o solo. Quanto mais fraco de nutrientes, maior deve ser o espaço entre as árvores de pau de balsa. A relação entre este espaço e número de árvores é a seguinte:
 

Distância

Árvores por hectare

3x2 metros

1666

3x3 metros

1111

4x3 metros

833

Quando o seu plantio tem como objetivo a produção de semente, pode-se usar espaçamentos maiores, como 5x5 ou 7x7 metros.

Tratos culturais
O trato cultural do pau de balsa deve ser feito somente no primeiro ano com herbicidas, roçadeiras e coroamento com um metro de diâmetro. Aos dois anos e meio deve haver um desbaste e o corte final ocorre a partir dos quatro anos e meio.

Além disso, outros cuidados são importantes, como evitar o corte da raiz para ajustar as mudas na cova e não plantar em covas encharcadas por água.

Comercialização
O pau de balsa pode ser comercializado em toras a partir de 15,0 cm de diâmetro ou na forma de madeira serrada, laminada, faqueada e outras.

Quanto às vendas, a indústria 3A Composites, instalada em Cuiabá, está comprando o desbaste e paga 90 dólares por metro cúbico de madeira serrada.

Características do Pau de Balsa
O pau de balsa, cuja origem do nome remete ao seu uso para construir a embarcação, é uma espécie rústica e de boa adaptabilidade. O clima mais indicado para o plantio é o tropical úmido, com estações bem definidas entre seca e chuva.

O pau de balsa não é resistente a geadas e seu cultivo é indicado para locais entre 100 e 900 m de altitude, com temperatura média anual de 22°C a 27°C e precipitação média anual de 1200 mm a 2000 mm, com até quatro meses de seca. Quando plantado em locais de secas estendidas, deve ter irrigação complementar ou acesso facilitado ao lençol freático.

É oportuno ainda lembrar aos silvicultores que os galhos do pau de balsa se quebram com facilidade.

Artigo de referência
Diretrizes técnicas para o cultivo de pau de balsa no estado de Mato Grosso

Para mais informações sobre plantio e semente certificada de pau de balsa, seguem os contatos do engenheiro agrônomo Décio Miyagima:

E-mail: deciotm@yahoo.com.br

Telefones
(65) 9973 1086
(65) 8408 2588
(65) 8111 6106
(65) 3648 9271

Fonte: Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.