Quem Sabe Responde: Quando plantar maracujá?

30 Jan 2013

Nesta quarta-feira (30/01) o Quem Sabe Responde esclarece a dúvida do senhor Osvaldo Souza: “Como adquirir muda de maracujá e qual a época de plantio?”.

Quem fornece as informações é o coordenador de frutas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Paraná (Emater/PR),  Elcio Félix Rampazzo.

plantio de maracujá, especificamente no Paraná, ocorre em duas épocas conhecidas como safra normal e safrinha. O plantio da safra normal ocorre em fevereiro, para que a colheita aconteça entre os meses de dezembro a julho (6 meses), e a safrinha do maracujá é entre os meses de agosto e setembro, para obter os frutos de março até julho.

Sobre a aquisição de sementes, Elcio Rampazzo afirma que as mais utilizadas no Paraná - e em grande parte do Brasil - são as do maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), devido à fácil adaptação e por ser bastante resistente às doenças. As sementes do maracujá amarelo são disponibilizadas na Epagri Urussanga, localizada em Santa Catarina, ou na Embrapa Mandioca e Fruticultura, que fica na Bahia.

espaldeiramento, espaldeira, maracujá, produção de maracujá Produção 

A produção de mudas de maracujá acontece através de sementes. Elas são colocadas dentro de saquinhos e se desenvolvem entre 45 e 70 dias nos viveiros. Em seguida, são encaminhadas para o plantio. Outra forma de produção de mudas é por meio de enxertia – principalmente pela garfagem. No entanto, por se tratar de um processo mais demorado, é pouco utilizado.

Clima

Climas quentes e secos - típicos das regiões tropicais e subtropicais –, solos pouco argilosos e com boa drenagem são os ideais para o desenvolvimento do maracujá.  Elcio Rampazzo destaca que em lugares mais quentes o desenvolvimento da planta costuma ser mais acelerado.  Os nutrientes ideais para adubação do maracujá são o nitrogênio, fósforo, potássio, boro, zinco e magnésio, mas é importante que seis meses antes de iniciar o plantio o produtor realize a análise do solo.

Por se tratar de uma trepadeira, é importante construir um sistema de sustentação para auxiliar no crescimento da planta. Basta conduzir o maracujazeiro na vertical, um metro e oitenta centímetros do nível do solo, com o auxílio de estacas de madeira e o crescimento na horizontal será guiado por fios de arame. Ao cortar a ponta do maracujazeiro, brotarão dois novos ramos (braços) e, deste modo, basta colocá-los em sentidos opostos. Este sistema é chamado de espaldeiramento.  Quando os ramos do maracujá estiverem chegando ao solo, é recomendada uma limpeza .

O rendimento de um pomar comercial no Paraná, segundo Elcio Rampazzo, pode chegar a 40 toneladas por hectare na safra normal e variar de 15 a 18 toneladas por hectare na safrinha, pois é um período de menor floração. No entanto, estes números serão possíveis caso o produtor realize o manejo adequado do pomar.

Leia abaixo a lista das principais pragas e doenças que atingem o maracujá:

lagartas desfolhadoras, pragas, maracujá Lagartas desfolhadoras – Costumam atingir a planta em seu desenvolvimento inicial. Para o combate são recomendados produtos biológicos menos agressivos e, em alguns casos, elas são retiradas com as mãos (catação);

 

 

percevejo, maracujá, pragas, insetos

Percevejos e moscas-das-frutas – Atacam a planta quando ela já está bem desenvolvida e podem ser tratadas através de inseticidas;

 

 

verrugose, doenças do maracujáVerrugoses, traquinoses e bacteriose – Para o tratamento são recomendados fungicidas específicos e algumas dessas doenças são mais ou menos frequentes de acordo com algumas regiões;

 

 

 

Origem do maracujá – Surgiu na América Tropical, mais precisamente no Brasil, e pertence à família Passifloraceae que tem mais de 150 espécies. O nome maracujá é de influência indígena e significa “a comida que já vem na cuia”.

Produção brasileira de maracujá – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2010, a produção de maracujá no Brasil 920.158 toneladas e os estados que mais produziram foram a Bahia (461.105 t), Ceará (159.886 t) Espírito Santo (46.506 t). 

 

+ Leia também na Rural Centro

- Conheça a série "Mulheres no Campo"

Quem Sabe Responde: Como cuidar de um pomar com calda bordalesa

Fonte: Thaiany Regina/Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.