Rally da Safra chega a MG, GO e BA
03 Mar 2017
Largada da Equipe 6 acontecerá no Terminal Integrador de Uberaba, pertencente à VLI
A Equipe 6 do Rally da Safra 2017, principal expedição técnica para monitoramento da safra de grãos no Brasil, chega aos Estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Os técnicos vão percorrer lavouras de soja entre os dias 7 e 10 de março com objetivo de avaliar potencial produtivo das lavouras, percentual de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de entrevistar produtores das regiões visitadas.
Em Uberaba, ponto de partida dos técnicos da Equipe 6, será apresentado no dia 7 de março o Terminal Integrador Uberaba, da VLI, voltado ao transbordo de grãos e açúcar. Em atividade desde janeiro de 2016, tem capacidade anual para transbordo de 8,7 milhões de toneladas (6,3 milhões de grãos e 2,4 milhões de açúcar). O terminal faz parte do Corredor Centro-Sudeste, que interliga pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) regiões produtoras como interior de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a Santos, onde a empresa possui terminal marítimo próprio, o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita).
Após deixar o Triângulo Mineiro, os técnicos do Rally irão à região de Catalão (GO), noroeste de Minas (Unaí) e Oeste da Bahia (Correntina e São Desidério). No Brasil, a estimativa de safra, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 107,8 milhões de toneladas de soja, segundo a Agroconsult, com viés de alta. “Esperamos uma boa safra, principalmente no Mato Grosso, onde as condições climáticas estão melhores que no ano passado”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição.
Depois dessa etapa, os técnicos da Equipe 7 visitarão as regiões de Cascavel (PR), Xanxerê (SC), Santa Rosa, Cruz Alta e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e Campos Novos (SC) entre os dias 13 e 19 de março e a Equipe 8, a região do MAPITOBA, avaliando lavouras nas regiões de Luis Eduardo Magalhães (BA), Bom Jesus e Uruçui (PI), Balsas (MA), Pedro Afonso e Gurupi (TO) entre 18 e 24 de março.
Novidade
Nesta edição do Rally da Safra 2017, os técnicos ampliarão a permanência no campo, ficando de janeiro a agosto entre o trabalho de levantamento nas lavouras e 15 eventos regionais com produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão oito equipes em campo para avaliar amostras de soja e três para verificar o milho segunda safra, em um total aproximado de 85 mil quilômetros percorridos. Mais de 1.000 lavouras serão avaliadas em 12 estados brasileiros que correspondem por 95% da área de produção de soja e 85% da área de produção de milho safrinha.
Fonte: Rally da Safra