Rural Centro Responde: Produção de Alho em Minas Gerais

29 Jun 2011

 

 

“Quero saber em quais cidades de Minas Gerais é produzido alho para comercialização”.  Dúvida enviada pela leitora Maíra Nascimento. 
 
Minas Gerais é o terceiro maior produtor de alho de todo o Brasil. De acordo com dados do IBGE, na safra 2011 a produção foi de 18,2 mil toneladas do produto. Desse volume, cerca de 75% foi plantado e colhido na região do Alto Paranaíba, que investe pesado em tecnologias agrícolas para o aumento da produtividade.
 
Quatro dos cinco municípios com a maior produção de alho estão na região do Alto Paranaíba. O primeiro deles, como não podia deixar de ser, é o de Rio Paranaíba, com 5,25 mil toneladas colhidas por mês. Em seguida estão Campos Altos (4,05 mil), Santa Juliana (2,6 mil) e São Gotardo (1,5 mil). No total, são 1551 hectares de área plantada em todo o Estado, que é comercializado em caixas de 10 kg por até R$ 100, de acordo com levantamento de preços do Ceasa. 
 
A produção no entanto, tem sido menor que dos anos anteriores. Em 2009, por exemplo, Minas atingiu o título de maior produtor de alho do país, com 22,2 mil toneladas; valor que caiu para 19,1 mil toneladas em 2010 e finalmente para 18,2 mil neste ano. Uma diminuição de - 4,76 em relação a safra anterior. O mercado, no entanto, ainda é bastante vantajoso, e o Brasil ainda precisa exportar alho de países como a China, a Rússia e os Estados Unidos.
 
Ainda hoje, a colheita do produto é realizada de forma manual, em até 150 dias do plantio, quando já está adiantado o processo de secagem natural das folhas. Depois de arrancado dos talhões, o alho é separado das ramas, o que exige concentração e agilidade. No entanto, é importante que ela ocorra no início do dia em pleno sol. A fase final de cura das cabeças, depois de colhidas, pode demorar de 30 a 60 dias. 
 
 
 
Qual pergunta a Rural Centro deve responder na próxima quarta-feira? Envie sua dúvida para jornalismo@ruralcentro.com.br ou deixe nos comentários!
 

 

Fonte: Andriolli Costa / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.