Saiba como plantar milho e ter boa nutrição

07 Oct 2021

O milho é a base de muitos pratos doces e salgados, desde as iguarias mais simples, como a pipoca, até as mais elaboradas, como cuscuz, cremes, bolos, sorvetes e tantas outras, sem falar do próprio milho cozido ou assado. Diante da versatilidade desse alimento tão rico, você já pensou em aprender como plantar milho?

 

O blog da Petz já deixou tudo preparado para que você, além de consumidor, passe a ser o responsável por plantá-lo. Fique conosco e aprenda como plantar milho, preparar o solo e saber a melhor estação para o plantio, conhecendo curiosidades sobre a origem e as diferenças entre os diversos tipos de milho.

 

Qual é a origem do milho?

O milho é muito rico em fibras, antioxidantes, vitaminas, ferro, potássio, entre outros nutrientes, além de prevenir contra o câncer e fornecer as calorias necessárias para o funcionamento do organismo. Mas de onde será que esse alimento se originou? 

 

De acordo com historiadores, é bem possível que a terra natal do milho seja o México. Os primeiros registros de plantio de milho foram feitos em ilhas próximas ao litoral mexicano. A partir daí, ele passou a ser comercializado em países da América Central e da América do Sul.

 

No Brasil, a cultura de plantar milho começou com os índios, antes mesmo da chegada dos europeus. Inclusive, o milho era importante, senão essencial, para a dieta dessa população. Com a chegada dos colonizadores, o alimento ganhou grandes proporções e passou a ser cultivado em todo o país.

 

Qual é o período mais propício para plantar milho?

Antes de aprender como plantar milho, é fundamental saber qual é o período mais indicado para isso. Diferente das frutas da estação, o milho desenvolve-se muito bem ao longo do ano todo, a depender do tipo do grão e do sistema de cultivo adotado.

 

De acordo com a Embrapa, embora o clima do país possibilite plantar milho em todos os meses do ano, a produção é feita em maior número nos meses de agosto e setembro, como estratégia para que o alimento não floresça nos meses menos chuvosos, como dezembro e janeiro.

 

Porém, se o objetivo for a produção em larga escala, o ideal é plantá-lo na quinzena de setembro até meados de outubro, devido às condições climáticas desse período: com maior incidência do sol, as plantas se desenvolvem bem.

 

Para a pesquisadora da Embrapa, Jane Machado, esse período também permite a conservação do solo até o próximo cultivo de verão. “É preciso planejar a produção com maior eficiência, definindo agora a cultura de inverno o que será plantado na área no verão subsequente”, afirma.

 

Tipos de milho

A natureza nos presenteou com tipos variados de milho, utilizados para fins específicos: milho verde, milho silagem e milho grão. O cultivo de todos eles é o mesmo, porém cada um exige menos ou mais cuidados em relação ao controle de pragas e doenças, à adubação e ao ponto de colheita.

 

O milho silagem é mais utilizado para a alimentação dos bovinos por ser altamente digestivo e rico em energia. Essas características resultam na alta produtividade de leite e carne de qualidade. Já o milho grão é um velho conhecido dos amantes de pipoca.

 

O milho verde nada mais é do que aquela espiga que comemos na rua ou em casa, subdividida em milho doce e amarelo. Mais a frente, vamos descobrir como plantar milho verde.

 

O milho doce, como o nome já diz, é muito apreciado pelo sabor adocicado, que ocorre porque é colhido antes que os grãos endureçam, e o açúcar vire amido. Pode ser encontrado facilmente enlatado, nas prateleiras dos mercados. O amarelo é aquele vendido na espiga, cozinhado com ou sem sal.

Vamos ensinar você a plantar milho verde por ele ser a base de muitos pratos gostosos, especialmente os juninos. Assim, você terá esse alimento tão rico e versátil sempre à disposição. Confira.

 

Preparo do solo

A plantação de milho consome muito os nutrientes da terra, por isso, é imprescindível que você prepare o solo para ter uma boa colheita. Ele precisa ser bem drenado e fértil, rico em húmus e bastante adubo composto. Por fim, a terra precisa receber diretamente a luz do sol.

 

Plantio

Uma característica do milho verde que influencia bastante o plantio é a polinização do grão pelo vento, que pode ser feita já na terra ou em sementeiras e copinhos. No caso do plantio em recipientes, aguarde criar raízes ou brotar muda de 8 a 10 cm de altura para fazer a transferência para a terra.

 

Para plantar o milho verde em vaso, é necessário garantir que o recipiente tenha, no mínimo, 50 cm de diâmetro. Outro detalhe é que as sementes precisam ser plantadas formando um triângulo por conta da polinização.

 

Cultivo

É necessário retirar as ervas daninhas por conta das raízes do milho. Por serem superficiais, ao disputarem o espaço com outras, podem ficar danificadas. Outro cuidado é com as folhas: se estiverem murchas, é hora de reforçar a adubação.

 

Colheita

A pergunta que não quer calar: quando colher o milho verde? O ideal é colher  quando as espigas estiverem totalmente formadas e antes de começarem a desidratar. 

 

Uma estratégia muito eficaz é observar a coloração do estigma, o cabelo do milho. Se estiver marrom, já é a hora de colher. Isso acontece de 90 a 100 dias após a germinação.

 

Agora que você já sabe como plantar milho, chegou a hora de colocar em prática todos os ensinamentos. Vá até uma das lojas da Petz e adquira os equipamentos necessários para executar essa tarefa da melhor forma.

 

 

Fonte: Blog Petz



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.