SENAR: parceria entre SC e RS para atualização do sistema de gestão e certificação digital
13 Jul 2016
Uma produtiva parceria está sendo desenvolvida entre as administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul:as equipes de colaboradores envolvidos com os processos de tecnologia de informações, gerenciamento financeiro e técnico, efetuaram atualizações na integração financeira de dados no Sistema de Gerenciamento do Senar (SIGES). Estudaram formas de viabilizar a implantação da Certificação Digital no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Senar/SC, objetivando avanços significativos na programação de Santa Catarina.
O SIGES pertence à Administração Regional do Rio Grande do Sul e sua concepção, manutenção e atualização são efetuadas por Ronaldo Sievering, Cleber Manica e Flávio Suarez da equipe do Setor de Tecnologia da Informação daquele Senar.
Com as novas tecnologias adotadas pelas empresas desenvolvedoras de sistemas de gestão, controle e tecnologia que abastecem o Sistema CNA/SENAR, os setores de TI do SENAR Rio Grande do Sul e Santa Catarina precisam de constante atualização, o que gera a necessidade de, frequentemente, trabalharem em equipe para suprir as demandas surgidas. Como de hábito, a receptividade e boa vontade dos técnicos do SENAR/RS, reafirmando a frutífera parceria de 13 anos entre as administrações regionais, facilitou o processo de atualização solicitado pelo SENAR catarinense.
A novidade de maior impacto nessa nova atualização do SIGES é a oferta da Certificação Digital, um projeto do presidente do sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, que pretende facilitar ao participante das atividades desenvolvidas pelo Senar/SC em parceria com os Sindicatos Rurais, o acesso ao certificado de conclusão dos cursos que participa, diminuindo o tempo de espera entre o recebimento do certificado pelo Sindicato e o envio do documento.
O participante poderá imprimir os certificados que desejar, diretamente da sua casa através do site do Senar/SC e, caso opte pelo papel utilizado atualmente, poderá fazer a solicitação do certificado ao setor responsável, também pelo site, que enviará ao Sindicato pelo qual foi realizado o curso/atividade.
A implantação dessa novidade proposta pelo presidente Pedrozo, bem como a atualização do SIGES para novas plataformas de dados, só foi possível por contar com a disponibilidade e parceria do presidente do sistema Farsul/Senar, Carlos Rivaci Sperotto, bem como dos superintendentes Gilmar Tietböhl do SENAR/RS e Gilmar Antônio Zanluchido SENAR/SC. Em junho passado, após as considerações, análises e atualizações técnicas, as equipes de trabalho realizaram reunião para avaliar o desempenho do SIGES e as consequências que advirão da nova atualização, registrando os avanços obtidos com todos os colaboradores.
A parceria é gerenciada por Valmir Susin (RS) e Gilson Angnes (SC), responsáveis pelos setores administrativos. Em Santa Catarina, Francine Iagher é responsável pelo lançamento e monitoramento das informações no SIGES desde sua implantação e a Certificação Digital será gerenciada pela parceria com Thayrone Teixeira Tonello.
O SIGES é utilizado também no controle do planejamento e execução de eventos pelos Sindicatos Rurais vinculados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), que atuam como mobilizadores das turmas de formação profissional e promoção social. O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou a cooperação entre as duas equipes.
Fonte: MB Comunicação