Senar/MS dá capacitação sobre manejo de pastagens e de bovinos durante Confinar
10 May 2013
Com objetivo de melhorar a eficiência na produção bovina e evitar erros comuns cometidos por profissionais do setor, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar MS – Sistema Famasul) realizou quatro de cursos de capacitação sobre manejo de pastagem e de bovinos durante o Confinar 2013 – Simpósio sobre Confinamento.
O evento aconteceu entre 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Na quinta-feira, o zootecnista, especialista em produção sustentável de ruminantes, Deílton Medeiros ministrou o curso Manejo de Pastagem: Como escolher o melhor capim para sua propriedade.
Segundo o instrutor, a finalidade é mostrar aos profissionais das propriedades as opções de capim e identificar o tipo que corresponde às características das propriedades. Além disso, Medeiros levou informações sobre as principais gramíneas e leguminosas.
Durante a tarde, Deílton Medeiros abordou o tema Manejo de pastagem: reforma, adubação e divisão de invernadas, onde ressaltou a importância da escolha e preparo da área de plantio de pasto e como identificar qual é o melhor planejamento na implantação do manejo rotacionado.
Na sexta-feira, durante o período matutino, o treinamento foi realizado pelo médico veterinário, Manoel Francisco Fernandes, sobre Manejo nutricional de bovinos. Durante o curso, o instrutor ressaltou que a exploração pecuária dever ser feita visando o interesse econômico e que, para alcançar este objetivo, o manejo da alimentação deve ser adequado. “A alimentação é fundamental em qualquer sistema que busque eficiência e por isso merece atenção especial”, enfatiza Fernandes.
O último curso, na tarde desta sexta-feira, foi ministrado pelo instrutor Alfredo Vera Escalante, sobre Manejo racional de bovinos para abate. Escalante destacou as características dos bovinos que são animais que gostam de rotina, são sensíveis e agem de acordo com a idade, sexo e raça. “O animal que não tem bem estar perde 15% da capacidade de ganho de peso”, relatou.
Fonte: Senar/MS