Suinocultura no Brasil

13 May 2022

No Brasil o consumo de carne suína tornou-se um hábito muito grande, ela está no prato dos brasileiros diariamente e em todas as refeições. 

 

 

 

O costume de consumir carne suína é bem antigo, e tem um grande significado para história da suinocultura, pois durante a dinastia Han na China (202 a.C até 220 d.C), os suínos eram vistos como símbolos de fartura, sendo considerados animais eternos. 

 

 

 

Já no Antigo Egito, os suínos eram usados para trabalhos pesados, como puxar o arado e até carregar materiais. Foi neste período, inclusive, que o porco ganhou a reputação de um animal que consome todo o tipo de alimento. Isso porque eles andavam soltos pelas cidades à procura de restos de comida para se alimentar. 

 

 

 

Em seguida a suinocultura surgiu no Brasil no ano 1530, quando as raças ainda eram derivadas de javalis europeus, que foram trazidas por Martim Afonso de Souza, um militar da nobreza de origem portuguesa que realizava uma expedição colonizadora. 

 

 

 

No Brasil a suinocultura existia através de um sistema extensivo, com raças que possuíam grande resistência à doenças, porém o país teve que refazer o mercado e na atualidade possui um dos maiores rebanhos do mundo, contando com diversas espécies.

 

 

 

Cenário atual 

 

Na economia brasileira a suinocultura tornou-se  uma atividade extremamente  importante, porque ela gera emprego e renda para cerca de 2 milhões de propriedades rurais, este setor fatura em torno de R$ 12 bilhões por ano.

 

Segundo informações da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) a exportação de carne suína brasileira possui uma receita anual estimada em U$$ 1.483 milhões desde do ano de 2016.

 

Atualmente no ranking mundial de produção e exportação de carne suína, o Brasil ocupa a quarta posição. Isso se deve ao aumento do consumo da carne em 58% nas últimas duas décadas, que não só contribuiu para a expansão do mercado de exportação de suínos, como impulsionou acordos com diversos países do ocidente e oriente.

 

Por causa do crescimento populacional e aumento da exportação,  constata-se que o consumo da carne suína dobre até o ano de 2050.

 

 

 

Contudo, para isso, será necessário que o mercado da suinocultura no Brasil se adeque às novas tecnologias e ferramentas de gestão, que irão proporcionar indicadores de desempenho mais exatos e eficientes.

 

 

 

Vantagens da suinocultura 

 

 

Confira abaixo algumas vantagens da criação desse setor.

 

 

 

Em relação ao clima, o porco é um dos animais domésticos que mais facilmente se adapta às diversas condições climáticas.

 

 

 

Em relação aos pontos essenciais, a criação de suínos possui a seu favor os seguintes pontos essenciais: grande prolificidade, docilidade e rusticidade, podendo ser alimentado com economia.

 

 

 

Em relação à carne, o porco fornece carne de excelente qualidade e a mais rica em proteínas, a carne suína é a mais consumida no mundo. 

 

 

 

Em relação à alimentação, para procurar alimento nos pastos, os porcos não têm rival. É sabido que são os únicos animais que, depois de terem sido alimentados, são encontrados pastando.

 

 

 

Em relação à economia, o Brasil é o 4º maior produtor e exportador global, e também é responsável por uma das maiores movimentações da economia nacional e global.

 

 

 

Eventualmente, para o agronegócio o investimento na criação dos suínos carrega muitos benefícios ao suinocultor, porque além de sua criação ser um meio de farto lucro é ao mesmo tempo, um rico elemento melhorador da terra, pois aduba e remove o solo  com seus dejetos, inserindo este adubo em camadas mais profundas, enriquecendo a terra, e também o seu proprietário.

 

Contudo, para isso, será necessário que o mercado da suinocultura no Brasil se adeque às novas tecnologias e ferramentas de gestão, que irão proporcionar indicadores de desempenho mais exatos e eficientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.