IATF auxilia pecuaristas a alcançarem sucesso na estação de monta
15 Oct 2010
O início da estação de monta ocorre no Brasil anualmente durante o segundo semestre. É quando os pecuaristas preparam seu rebanho para a procriação, atentando para as ferramentas necessárias ao sucesso na taxa de concepção.
A maneira mais tradicional de se realizar a monta é através do touro solto no rebanho durante o ano, o que acarreta em bezerros nascidos em épocas diferentes e com probabilidade de enfrentarem condições adversas, tais como parasitoses e outras patologias.
A diferença de animais nascidos em diversos meses do ano dificulta, inclusive, o controle zootécnico do rebanho. Os desníveis de peso e idade prejudicam o manejo dos animais e afetam a seleção dos melhores espécimes ao final da desmama.
Para evitar que isso ocorra, os pecuaristas utilizam a inseminação artificial em tempo fixo para uniformizar as características dos bezerros e ainda aproveitar o período das chuvas para que a pastagem esteja adequada na época do nascimento.
IATF
A IATF - inseminação artificial por tempo fixo – é feita 30 dias após a parição das matrizes, geralmente no período do anestro. Através da aplicação de medicamentos e hormônios, o cio das vacas é induzido, emplacando uma taxa de 50% no sucesso das concepções, explica Geraldo Ortega, médico veterinário da Produção Consultoria Rural.
Na maior parte do país, o período ideal para realizar o procedimento é o final de um ano e começo do outro. Assim, o nascimento dos bezerros ocorre entre os meses de setembro, outubro e novembro, quando as pastagens são ideias para manter as condições de escore corporal das matrizes, dando suporte para a amamentação das crias ao pé.
Para encontrar os produtos necessários para realizar a IATF, a Rural Centro oferece aos seus usuários a ferramenta de busca em nosso servidor, que aponta as melhores prestadoras de serviço disponíveis no mercado.
Fonte: José Luiz Alves / Rural Centro