Troncos bovinos: manejo racional é destaque em loja conceito

18 Oct 2011

A sensação de entrar em uma concessionária de veículos e ser instigado a entrar no carro, observar seu interior e operá-lo foi transportado ao setor de balanças e troncos para bovinos. A noite desta segunda-feira (17) apresentou a Campo Grande-MS a nova loja conceito da Beckhauser, a HStore.

O espaço, localizado na Rua 14 de Julho, 460, no Centro da capital sul-mato-grossense, destaca os produtos da empresa, deck para confraternização e uma sala de aula para transferir conhecimento sobre manejo racional e produtivo. Este, aliás, é o tema da loja – aliar a produção ao manejo racional dos animais.

Segundo Renato dos Santos, médico veterinário e consultor técnico da Beckhauser, poucas pessoas mudaram o manejo tradicional e ainda não perceberam que o racional dá dinheiro. “Esse tipo de manejo pode conseguir de 55% a 57% no rendimento de carcaça. Hoje, o pecuarista briga por 52%”, argumenta Santos. O veterinário atentou ainda para a perda de carne por lesões da carcaça: hoje o Brasil perde cerca de 12 kg de carne por animal pelas lesões sofridas no transporte, vacinas e choques. Ironicamente, o locais mais afetados são os de carnes nobres.

Dica para aplicar o manejo racional
Tiago Beckhauser, Mariana Beckhauser, Claudete Beckhauser, José Carlos Beckhauser“Qualifique a mão de obra de sua fazenda. Explique por que o peão tem que revirar o sal mineral. O peão gosta do gado. Se ele souber a razão disso, vai fazer com cuidado”, simplifica Renato. “Se a mão de obra do pessoal da sua fazenda entender, não vai deixar sal no cocho por 30 dias. Depois de 4 dias o sal só serve para adubo”, preocupa-se o consultor.

O diretor da empresa, José Carlos Beckhauser, disse que a mudança de quando a empresa surgiu (em 1970) para hoje foi o conhecimento técnico. “Tudo o que fazíamos antes era muito empírico. Meu pai fazia porque era carpinteiro e gostava do trabalho. Então, em 1990, nós percebemos que o dinheiro passava pelo tronco e que, no meio dele, estávamos nós”, lembra José Carlos.

A inseminação artificial em bovinos também foi importante para a evolução dos troncos. “Foi principalmente a vaca que levou às transformações. Com a IATF, tem gente que pede um tronco de contenção para até três vacas. Enquanto uma recebe o protocolo, a outra espera”, acrescenta Beckhauser.

Por que Campo Grande?
O diretor comercial Tiago Beckhauser explica: “A gente veio do Paraná, um região que também é forte em pecuária. Mas foi aqui que chamou a gente mais rápido e foi onde a gente aprendeu a lidar com a poeira mesmo. Foram aqui nossas primeiras histórias sobre rodar as fazendas. Além disso, Campo Grande é uma capital que tem cheiro de pecuária dentro da cidade”, metaforiza Tiago.

Loja Conceito
Ricardo José da Silva da Agência Oxygen e Edgar Sperb Justus da Rural CentroIdealizador do projeto HStore, o sócio-diretor da agência Oxygen, Ricardo José da Silva, que aparece junto ao diretor da Rural Centro, Edgar Sperb, na foto à esquerda, observou com orgulho o lançamento da loja. A ideia foi juntar o comercial, a assistência técnica (pós-venda), conhecimento das práticas em um só local. “É um lugar para o produtor rural se sentir bem vindo, onde ele pode adquirir produtos e serviços, mas também exceder aquilo ali e levar para sua propriedade o conhecimento e a experiência que teve”, resume Ricardo.

O showroom possibilita uma interação fácil com os produtos, onde o pecuarista e mesmo os peões, parte importante do processo, podem tocar, manejar e ver que existe uma solução em segurança contra coice, por exemplo. Se ainda restarem dúvidas, a sala ao lado, batizada de Renato dos Santos em homenagem ao consultor da empresa, será usada exatamente para transferência de conhecimento. “Será um núcleo de excelência do manejo na pecuária”, vislumbra Ricardo.

A semana de inauguração da HStore Beckhauser segue até o dia 21/10. Veja a programação das palestras e o contato para confirmar participação.


Veja mais fotos: 

Fachada da HStore

Sala de cursos


Edgar Sperb (Rural Centro) e José Carlos Beckhauser

José Carlos Beckhauser e seu pai no início da empresa em 1970


José Carlos Beckhauser faz discurso na inauguração da HStore


Tiago Beckhauser


Descerramento da placa da loja conceito Beckhauser


Símbolo da Beckhauser


Tronco à mostra no showroom da loja conceito


Tronco que funciona com ar comprimido


Detalhe: painel de controle do tronco automático Beckhauser


Foto em exposição na HStore - homenagem à pecuária no Pantanal

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.