03 Jan 2012

Vinte e sete municípios no Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa da estiagem. A chuva dos últimos dias não foi suficiente para recuperar as lavouras. O milho é a cultura que mais sofre com a seca.

Mais da metade da plantação de soja da propriedade do agricultor Eugênio Gehm Júnior será colhida. A chuva garantiu o desenvolvimento da planta, mas não foi suficiente para recuperar o milho. “Essas chuvas não conseguem mais recuperar o que foi estragado. Praticamente, interrompeu as perdas. Se daqui para frente chover, poderemos ter uma safra, mas com fracasso”, diz o agrônomo da Emater Cláudio Doro.

A situação é pior no noroeste do estado. O agricultor Hélio Link deve colher apenas um terço no previsto na lavoura de soja. A última chuva significativa em Boa Vista do Buricá foi há mais de dois meses. A prefeitura instalou 120 bebedouros para amenizar o problema da falta de água para os animais. Algumas propriedades são abastecidas por caminhão-pipa. 

Fonte: G1



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.