Produtor de Sucesso: Ecoturismo e Turismo Rural
30 Mar 2012
A Série Produtor de Sucesso aborda nesta sexta-feira um tema que sempre dá muita repercussão: O turismo rural e o Ecoturismo.
Dentro deste contexto, o personagem escolhido tem total consciência do papel social de mostrar Pantanal para turistas do Brasil e do Mundo: Bruno Dittmar.
A história da Fazenda 23 de Março, localizada em Aquidauana/MS, começa em 1988 quando o médico Dr. João Júlio Dittmar, pai do Bruno, fundou a propriedade que tinha sido herdada em outubro de 1987. A ideia do médico em transformar a fazenda em Ecopousada aconteceu há aproximadamente 12 anos.
Esta decisão foi motivada mais pela paixão do doutor João Júlio pelo Pantanal e pela vontade de mostrar as belezas do lugar, do que apenas por objetivos comerciais. Toda esta responsabilidade social foi repassada a Bruno e também ao seu irmão Juliano.
Após o falecimento do médico no ano passado, a gestão da propriedade passou para os filhos: Bruno, que também é dentista, hoje comanda esta parte turística, enquanto Juliano, médico veterinário, lidera a pecuária de corte.
Bruno explica que a finalidade da Ecopousada é mostrar as belezas naturais deste ecossistema tão peculiar da região, mas, além disso, visa apresentar e preservar a cultura e tradição pantaneira, a culinária, o tereré, a vida no campo, o contato com animais silvestres, algo tão importante e atrativo que não teve outra trilha senão o sucesso.
E mesmo aliando o turismo com a pecuária existe todo um cuidado com os animais, os visitantes podem visitar inclusive a maternidade dos bezerros, mas sempre acompanhado de um profissional preparado para não incomodar ou prejudicar a rotina dos animais.
O equilíbrio é mantido de tal forma que os animais no pasto também podem fazer parte do roteiro, mas de forma consciente, sem estressar o rebanho.
Durante todos estes anos, Bruno cita que existem alguns obstáculos a serem transpostos, entre eles estradas de acesso ao local, mão-de-obra qualificada para lidar com o público e principalmente uma preparação mais efetiva das agências de turismo.
Aqui no Mato Grosso do Sul, as empresas turísticas já estão mais preparadas e conhecem mais a rotina rural, inclusive com as mudanças climáticas das Estações, mas as agências de outras capitais e de outros locais do mundo precisam ainda de maior preparo para entender como funciona o turismo rural, seja no inverno, no período de seca.
“Existe muita diferença do turismo urbano para o rural e diante de uma demanda cada vez mais aquecida, as empresas precisam conhecer melhor e se preparar adequadamente para este tipo de operação turística”, ressalta Bruno.
Dica para quem começar
Com o crescimento do interesse das pessoas em conhecer o Pantanal de perto, o produtor que quer entrar para este ramo deve antes de tudo ter desprendimento para poder receber turistas de diversos lugares do país e até mesmo estrangeiros dentro da própria casa.
No caso da Fazenda 23 de março é realmente isto que ocorre já que a estrutura não foi montada para o turismo, mas sim adaptada. Exemplo disto é que onde hoje é o restaurante anteriormente era a garagem da fazenda.
Além disso, tanto o proprietário com os demais profissionais tem que ter ou se preparar para adquirir um perfil comunicativo, mais aberto e mais social e assim conquistar os visitantes.
Um pouco mais sobre o Pantanal
O Pantanal, localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, possui uma extensão de 138,2 mil quilômetros quadros, 63% no MS e é considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.
Rico em fauna e flora de beleza abundante e rara, o Pantanal também une características de quatros grandes biomas Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno.
A série "Produtor de Sucesso" é publicada todas às sextas-feiras e trata de um caso de sucesso no agronegócio. Tem uma sugestão de fonte? Participe da rede +Rural Produtores de Sucesso
Fonte: Ana Brito / Rural Centro