O mercado e o boi: para onde devemos olhar?
11 Apr 2012
O tema acima será o título da palestra de Rogério Goulart, administrador de empresas pela PUC-SP, pecuarista e editor da Carta Pecuária, no Confinar 2012, o primeiro Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado de Corte. O pecuarista será o segundo palestrante do primeiro dia do evento (8 de junho), cuja programação e formulário de inscrições podem ser vistos pelo site www.confinar.net.
Mercado do boi gordo em 2012
Rogério Goulart consegue apontar desde já uma tendência para o mercado da pecuária neste ano. Antecipação, aliás, é uma das recomendações do editor da Carta Pecuária. “Ele (o pecuarista) entende de mercado, mas ainda não age antecipadamente de acordo com ele. Normalmente o pecuarista somente reage depois que o mercado muda”, afirma Goulart, que contemporiza: “isso acontece em todos os mercados, não somente no do boi”.
Para contextualizar o cenário do setor este ano, o palestrante do Confinar 2012 explica que o confinamento se resume ao custo do animal e ao custo da ração. “O animal esse ano está mais barato que ano passado, porém a ração está mais cara”, revela.
Custo de produção x preço da arroba do boi gordo
“Os custos finais de produção que temos visto por aí predizem um custo ao redor de 90 reais do boi pronto para abate. A bolsa está indicando para o centro-oeste uma arroba para outubro ao redor de 91 reais. Ou seja, no atual momento - e isso pode mudar - o confinamento como negócio está empatando”, conclui Rogério Goulart.
Custo de produção da arroba do boi | Mercado futuro do boi gordo – Outubro/2012 |
R$ 90,00 | R$ 91,00 |
Apesar do custo praticamente empatar com o preço, Rogério concorda que o confinamento poderá ser usado de forma mais estratégica este ano, trazendo benefícios como aumento do desfrute e vedação de pastagens. “Ainda mais nesse ano onde os pastos vieram abaixo do potencial”, reforça o pecuarista.
Palestra no Confinar 2012
Sobre a abordagem na Palestra “O mercado e o boi: para onde devemos olhar?”, que será a segunda apresentação do primeiro dia do evento (prevista para começar às 9h15 no horário de MS, dia 8 de junho), o editor da Carta Pecuária adianta que irá discorrer sobre a importância de travar o preço de parte da produção agora e também sobre o entendimento do pecuarista sobre o quadro de oferta e demanda. “O prudente e indicado seria ele travar alguma coisa agora. Além disso, vou dar uma geral na oferta e demanda para o pecuarista se situar em seu mercado e ver como o produto dele é demandado ou não”, complementa Goulart.
O evento Confinar 2012 acontece dias 8 e 9 de junho em Campo Grande-MS, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Além de Rogério Goulart, o evento conta com outros 16 palestrantes. Baixe o PDF com a programação do Confinar 2012.
O evento, realizado pela Rural Centro e Beef Tec, tem apoio de Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), Novilho Precoce MS (Associação Sul-mato-grossense do Produtores de Novilho Precoce), Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande-MS), Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Anhanguera Uniderp, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e CRMV MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul).
Data: 8 e 9 de junho
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Cidade: Campo Grande-MS
Inscrições e cadastro para imprensa: www.confinar.net
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro