O mercado e o boi: para onde devemos olhar?

11 Apr 2012

O tema acima será o título da palestra de Rogério Goulart, administrador de empresas pela PUC-SP, pecuarista e editor da Carta Pecuária, no Confinar 2012, o primeiro Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado de Corte. O pecuarista será o segundo palestrante do primeiro dia do evento (8 de junho), cuja programação e formulário de inscrições podem ser vistos pelo site www.confinar.net.

Mercado do boi gordo em 2012

Rogério Goulart consegue apontar desde já uma tendência para o mercado da pecuária neste ano. Antecipação, aliás, é uma das recomendações do editor da Carta Pecuária. “Ele (o pecuarista) entende de mercado, mas ainda não age antecipadamente de acordo com ele. Normalmente o pecuarista somente reage depois que o mercado muda”, afirma Goulart, que contemporiza: “isso acontece em todos os mercados, não somente no do boi”.

Para contextualizar o cenário do setor este ano, o palestrante do Confinar 2012 explica que o confinamento se resume ao custo do animal e ao custo da ração. “O animal esse ano está mais barato que ano passado, porém a ração está mais cara”, revela.

Custo de produção x preço da arroba do boi gordo

Carta Pecuária no Confinar 2012“Os custos finais de produção que temos visto por aí predizem um custo ao redor de 90 reais do boi pronto para abate. A bolsa está indicando para o centro-oeste uma arroba para outubro ao redor de 91 reais. Ou seja, no atual momento - e isso pode mudar - o confinamento como negócio está empatando”, conclui Rogério Goulart.

 

Custo de produção da arroba do boi Mercado futuro do boi gordo – Outubro/2012
R$ 90,00  R$ 91,00

Apesar do custo praticamente empatar com o preço, Rogério concorda que o confinamento poderá ser usado de forma mais estratégica este ano, trazendo benefícios como aumento do desfrute e vedação de pastagens. “Ainda mais nesse ano onde os pastos vieram abaixo do potencial”, reforça o pecuarista.

Palestra no Confinar 2012

Sobre a abordagem na Palestra “O mercado e o boi: para onde devemos olhar?”, que será a segunda apresentação do primeiro dia do evento (prevista para começar às 9h15 no horário de MS, dia 8 de junho), o editor da Carta Pecuária adianta que irá discorrer sobre a importância de travar o preço de parte da produção agora e também sobre o entendimento do pecuarista sobre o quadro de oferta e demanda. “O prudente e indicado seria ele travar alguma coisa agora. Além disso, vou dar uma geral na oferta e demanda para o pecuarista se situar em seu mercado e ver como o produto dele é demandado ou não”, complementa Goulart.

O evento Confinar 2012 acontece dias 8 e 9 de junho em Campo Grande-MS, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Além de Rogério Goulart, o evento conta com outros 16 palestrantes. Baixe o PDF com a programação do Confinar 2012.

Confinamento de bovinos de corteO evento, realizado pela Rural Centro e Beef Tec, tem apoio de Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), Novilho Precoce MS (Associação Sul-mato-grossense do Produtores de Novilho Precoce), Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande-MS), Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Anhanguera Uniderp, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e CRMV MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul).

Data: 8 e 9 de junho
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Cidade: Campo Grande-MS
Inscrições e cadastro para imprensa: www.confinar.net

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.