Como confinar gado de corte: nutrição e análise técnico-econômica

21 May 2012

Veja também: CONFINAR 2013

Está chegando a data de realização do Confinar 2012, o primeiro Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado de Corte. O evento acontecerá em Campo Grande-MS nos dias 8 e 9 de junho e está com inscrições abertas pelo site www.confinar.net. Ao todo, o simpósio terá 17 palestras em sua grade de programação - 8 no primeiro dia e 9 no segundo.

Confira a programação completa do Confinar 2012

Uma das palestras do período vespertino do primeiro dia de evento, 8 de junho, abordará "Planejamento nutricional e análise técnico-econômica no confinamento", a ser apresentada pelo engenheiro agrônomo Paulo Araripe, especialista em produção pecuária, nutrição animal e manejo de pastagens. Araripe é também sócio-proprietário da Projepec e consultor de clientes da Bellman Nutrição Animal.

Em entrevista concedida à equipe de jornalismo da Rural Centro, Araripe falou sobre os tópicos de sua palestra. Veja nas respostas abaixo:

1 - Qual a interferência do cenário econômico (preços de insumos, principalmente) no planejamento do pecuarista para o confinamento?
A interferência é direta. Planejamento é uma ferramenta que parte do princípio que vamos considerar todas as variáveis para definir as nossas posições frente aos investimentos e a manutenção deles. Dentro deste contexto, o cenário econômico local, regional e global é extremamente influente no planejamento. Quando se pensa em investimentos, como confinamento de bovinos, a projeção do custo de produção da arroba engordada é sensível à variação dos preços dos insumos que, por sua vez, são sensíveis ao cenário econômico, pois a maioria dos insumos possui sua cadeia econômica própria.

2 - Quais são as formas do pecuarista se precaver de possíveis situações de mercado quanto ao preço dos alimentos antes de confinar?
Um planejamento bem realizado é a primeira forma. Adotar uma faixa de variação do preço e trabalhar com cenários diferentes para o custo de produção faz parte disso. É preciso jogar com o humor dos preços agrícolas, projetando situações pessimistas, realistas e otimistas. Outra forma é fazer compras antecipadas e estabelecer parcerias de entrega futura. Assim, é possível garantir um preço melhor e a certeza de que, quando estes insumos estiverem no ápice de sua utilização/comercialização, não irá faltar para seu confinamento e o preço não será majorado no meio do caminho. O nutricionista do confinamento deve estar antenado às mudanças de preços e corrigir a dieta rapidamente, sem perder ritmo de ganho de peso e deixar sob controle o custo de produção da arroba.

3 - Quais são aqueles pontos considerados mais estratégicos dentro desse conjunto de análise técnica e econômica no planejamento nutricional?
a) ter em mãos projeto agropecuário que garanta praticidade no operacional, proteção do meio ambiente, rentabilidade econômica e alto desempenho animal e de produção de volumoso;
b) fazer planejamento nutricional, estabelecendo estratégia de compras de insumos;
c) cercar-se de assistência técnica agronômica (nutrição animal + operacional);
d) adquirir animais na melhor condição comercial possível (preço por cabeça/arroba + peso); 
e) garantir a injeção de recursos financeiros para a manutenção do sistema (fluxo de caixa).

4 - Quais serão os tópicos de sua palestra?
a) Fatores que influenciam a viabilidade técnica do confinamento:
- Dieta
- Manejo
- Genética
- Categoria
- Grau de acabamento
b) 
Metodologias de cálculo que influenciam a avaliação da viabilidade técnico-econômica.

Confinar 2012

Um grande evento sobre confinamento

Confinar 2012, evento cuja palestra sobre "Planejamento nutricional e análise técnico-econômica no confinamento" faz parte, tem o apoio de Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), Novilho Precoce MS (Associação Sul-mato-grossense do Produtores de Novilho Precoce), Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande-MS) e Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Anhanguera Uniderp, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), CRMV MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul) e Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS.

Veja também: grade de programação completa do Confinar 2012

- Competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira
- O mercado e o boi: para onde devemos olhar?
- O desempenho no confinamento visto desde o desmame: uma abordagem sistêmica
- Legislação ambiental aplicada ao confinamento e o novo código florestal
- Planejando a estrutura de um confinamento dentro da realidade brasileira
- Planejamento nutricional e análise técnico-econômica no confinamento
- Terceirização da engorda em confinamento: estratégias e viabilidade
- A importância e os avanços da nutrição protéica em confinamento
- Gerenciamento da informação e avaliação dos resultados do confinamento
- A saúde animal e sua importância no desempenho de bois confinados
- Manejo alimentar em confinamento: conceitos atuais
- Bactérias como probióticos em confinamentos: a experiência dos EUA
- Confinamento sem volumoso: uma nova tecnologia
- Tomada de decisão na escolha de volumosos para confinamento
- Os hábitos dos confinamentos eficazes: uma abordagem sobre nutrição e manejo
- Confinamento x sustentabilidade: verdades e mitos
- Benefícios do confinamento para a qualidade da carne bovina

Serviço

Confinar 2012Confinar 2012 – Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado
Data: 8 e 9 de junho
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Cidade: Campo Grande-MS
Inscrições e programação: www.confinar.net

Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.