Confinar 2012: Produtor deve olhar o mercado a curto, médio e longo prazo

08 Jun 2012

A segunda palestra ministrada na manhã desta terça-feira, durante o Confinar 2012, foi a do escritor da Carta Pecuária, Rogério Goulart, com o tema: O mercado e o boi: Para onde devemos olhar?

Goulart inicia a palestra com um gráfico histórico sobre a relação de troca entre milho e boi desde a década de 50. Dentro deste parâmetro, o nível ideal é a aquisição de pelo menos quatro sacas de milho na venda de cada arroba do boi gordo. Dentro deste gráfico mostrado poucas ocasiões apresentaram um nível de compra favorável.

Mostrando sempre a importância do produtor conhecer os principais indicadores do agronegócio, o próximo gráfico mostrado por Goulart demonstra uma relação de troca entre boi magro e boi gordo, neste, o ideal é o produtor adquirir 1,5 boi magro na comercialização de cada boi gordo. Já o terceiro gráfico, com o indicador Cepea, mostra a evolução do preço do boi gordo em SP, praça de referência nacional, e mesmo tendo uma linha altista desde 1994 nem sempre o produtor captou esse elevação por causa dos altos custos de produção, além disso, houveram outros momentos históricos conflitantes neste intervalo, como a aftosa, a crise 2008/09 e o momento atual que, segundo Rogério, caminha a uma nova crise.

Dentro de todo este cenário, onde atualmente a relação de troca não está desfavorável, então por que o setor não está positivo? O problema é a lucratividade da engorda. O que ocorre é que o boi não está pagando os custos.

E mais, Rogério compara o preço da carne bovina nos últimos meses aqui no Brasil em relação aos outros países, inclusive com a  Argentina, e o que vemos é uma desvalorização da matéria-prima nacional, e é por isso que exportações cresceram.
 

Conclusão: A longo prazo, o mercado está positivo em relações a anos anteriores, a médio prazo e a curto prazo o sinal amarelo, é preciso ficar atento e verificar por exemplo os patamares de 2012. Em termos de oferta, o sinal é vermelho, existe carne no mercado, a oferta veio. Já no atacado o sinal é verde e a tendência é positiva, os preços estão subindo.
 

Enquanto isso, a demanda, de modo estrutural, está aquecida,o que significa que o mercado ainda está bom. Por último, o conselho de Goulart é de que agora é hora do produtor agir, buscar informação, preparar suas planilhas de custos e partir para a ação.

Fonte: Rural Centro



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