Confinar 2012: A importância do gerenciamento da informação
09 Jun 2012
O produtor precisa ter consciência da importância do gerenciamento das informações do confinamento - este tema já havia sido alertado na palestra de ontem de Rogério Goulart e foi novamente abordado, sob nova ótica, na palestra proferida hoje a tarde durante o Confinar 2012, por Rodrigo Spengler, da Beef Tec.
Segundo o palestrante, o objetivo do gerenciamento da informação é a lucratividade, uma vez que o confinamento é uma atividade intensiva em que todo cuidado é fundamental. "Todos nós sabemos o valor de venda da arroba e não temos poder de interferência nessas cotações. Entretanto, não sabemos o real custo de produção dessa arroba".
Diante disso, é necessário realizar uma profunda análise de risco, onde a qualificação da mão de obra é fundamental para minimizar prejuízos. O confinador precisa de uma definição de ferramenta de controle adequada ao empreendimento, um controle de movimentação de animais, de consumo, de estoque e também da fábrica de ração.
E não apenas isso, mas é importante também uma analise dos custos.
Fora esses dois pontos, é preciso haver um controle do ganho médio diário do animal, controle também do ganho diário corrigido para rendimento. Tem que ver o rendimento carcaça, analisar conversão alimentar e a eficiência alimentar e análise da conversão em carcaça.
Outros fatores a serem observados: controle de consumo e manejo do cocho, com duas leituras diárias, uma manhã e uma a noite e sem esquecer a questão da rotina.
Dica do palestrante: Observe se o cocho está limpo e o gado tranquilo, se for assim está dando tudo certo, não precisa aumentar ração e não há desperdício. Agora se o cocho está limpo, mas os animais estão inquietos, é preciso aumentar a alimentação e se sobrar, tem que adaptar o volume.
Fonte: Rural Centro