Confinar 2013: homeopatia veterinária para o rendimento de carcaça bovina
28 Feb 2013
O rendimento de carcaça bovina é um dos objetivos da escolha do confinamento como ferramenta de terminação na pecuária de corte. E como a nutrição corresponde à maior parte do custo do confinamento, melhorar a conversão alimentar para produzir mais carne e gordura acaba sendo uma busca constante do produtor que faz esta opção. Em maio, entre os dias 9 e 10, o pecuarista poderá conhecer detalhadamente os formatos de gestão e produtos que viabilizam a intensificação de sua atividade durante o CONFINAR 2013, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Presente em 2012 e novamente nesta 2ª edição do evento, a Sigo Homeopatia Animal fará o lançamento do produto ConfinaSigo. A novidade é resultado da mistura do EngordSigo com o SodoSigo, cujos objetivos são, respectivamente, potencializar a deposição de gordura subcutânea e controlar a sodomia animal. “A gente usa a homeopatia para estimular no organismo do animal características que ele já tem, mas que estão adormecidas”, explica o médico veterinário Marco Cucco, diretor da empresa.
Segundo Cucco, no caso do EngordSigo, o produto age mostrando ao organismo do animal o caminho para voltar a acumular gordura subcutânea. “Funciona bem com raças europeias continentais e raças leiteiras, em que o macho é bastante utilizado em confinamento, mas que deposita gordura visceral para a produção de leite. No nelore, ele desperta uma capacidade adormecida, a de marmorizar a carne. Foi feito um trabalho na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, e viram que no zebuíno o EngordSigo ensina o corpo a depositar gordura onde deve”, esclarece o veterinário.
Para explicar a ação homeopática no organismo do animal, Marco Cucco diz que é como se homeopatia fosse fogo contra fogo. “A medicação tradicional é água contra fogo. É o 'anti-inflamatório', o 'anti-biótico', o 'anti-térmico'. Se você tem determinado problema, como uma hemorragia, você usa uma substância que causaria esse problema, só que ultra diluída, e excita o corpo a utilizar mecanismos contra a hemorragia”. Embora sejam utilizados também curativamente, a prevenção é a melhor forma de oferecer os produtos homeopáticos. “Por não deixar resíduo na carne nem no leite e não ter efeitos colaterais, eles viabilizam a prevenção”, recomenda Cucco.
Dica
Cucco diz que como os produtos são consumidos via oral pelos animais, o pecuarista tem a opção de misturá-los direto nas fábricas dos suplementos ou rações, desde que esta tenha autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para misturar medicamentos através de receita veterinária. Caso a mistura seja feita na fazenda, a atenção deve ser voltada para a pesagem precisa e homogeneização da mistura. “O restante é questão de fornecimento. Assim como o sal mineral só funciona bem se estiver frequentemente à disposição dos animais, a homeopatia também. Ela pega carona no sal e nas rações para poder ser comida diariamente”, sintetiza o médico veterinário.
Foto em destaque: Thaiany Regina / Rural Centro
CONFINAR 2013
Simpósio sobre confinamento de gado de corte
9 e 10 de maio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Inscrições e programação: www.confinar.net
Realização: Rural Centro e Beef Tec.
Siga o Confinar
Facebook.com/Confinamento | Twitter.com/ConfinarBrasil | Confinar na +Rural |
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro