Do Pará ao Pantanal
14 Aug 2013
Senepol alcança 25 mil animais registrados pela ABCB Senepol e distribui rebanho por 14 estados brasileiros
A raça Senepol tem hoje no Brasil um plantel de 25 mil animais registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). “Precocidade e adaptação. Com isso, vem o resultado da raça no país. A gente aspira em qualquer lugar do Brasil, tem bons resultados no Pará, com até 53% de prenhez em transferências realizadas, e também na Região Sul também”, diversifica o médico veterinário Rodrigo Untura, da In Vitro Brasil.
A associação nacional do Senepol tem 175 criatórios distribuídos em 14 estados. A taxa de crescimento médio do rebanho a cada ano fica próximo dos 50%. “É uma raça que não precisa se adaptar. Ela já é adaptada. O Senepol encontra no Brasil condições mais favoráveis de alimentação até do que em sua ilha de origem, Saint Croix, no Caribe”, destaca o presidente da associação, Gilmar Goudard, titular do Goud Senepol, de Uberlândia, MG. No local em que concedia entrevista à Rural Centro, Goudard chamou atenção para o fato de o piquete ter diversos pontos sombreados. No entanto, nenhuma novilha Senepol buscava a sombra. “É um animal que se sente mais à vontade no calor de 35°C, 40°C”, ressaltou o presidente da associação.
A libido os touros Senepol também reforça sua capacidade de suprir a demanda por oferecer heterose a pasto. Segundo Goudard, reprodutores com 14 meses já estão atrás das vacas a campo. “A busca por tourinhos se encaixa perfeitamente na raça, que produz um touro mocho, de pelo zero, com adaptabilidade e eficiência comprovada no Norte e Nordeste”, completa o titular do Goud Senepol.
No Centro-Oeste, a raça também está ajudando no desenvolvimento da pecuária. O músico, compositor e pecuarista Almir Sater há seis anos trabalha com touros Senepol em pleno Pantanal da cidade de Rio Negro, MS, fazendo cruzamento industrial Senepol x Nelore. “O pasto pantaneiro é nativo na região, onde a criação é extensiva. Há seis anos soltei uns touros para ver como se comportavam. Isso tem seis anos, hoje os touros estão com muitos filhos, mostrando que se adaptaram muito bem”, aprovou Sater.
O plantel Senepol PO de Almir Sater (Marca BRM) fica em outra propriedade, localizada em Maracaju, MS. De lá, já foram enviadas novilhas para o Programa Safiras do Senepol que, inclusive, já viraram Safira TOP 10 e Safira. No segundo teste de 2013, o músico e pecuarista enviou quatro bezerras e espera pelo resultado em dezembro. “Meu sonho é deixar toda nossa vacada Nelore a campo com touro Senepol no pé. Fazer esse cruzamento industrial sem precisar trazer vaca pro mangueiro é muito bom porque a IATF é uma otima ferramenta, mas na nossa região é muito trabalhoso fazer. As invernadas são grandes, tudo é muito longe, as divisões são difíceis. Não é pra qualquer fazenda aplicar a IATF no Pantanal. Agora vamos tirar todos os touros da fazenda e deixar só Senepol. Ter touro para fazer cruzamento a campo é o céu pro pantaneiro”, explica Almir Sater.
A docilidade dos animais é outra característica que fidelizou o músico e pecuarista. “Nessas férias eu levei minha família para a fazenda para apartar o gado no curral, um lote de vacas Senepol paridas. As meninas apartavam com a mão. Tudo que o pessoal dala do Senepol, tem correspondido”, alegra-se Almir.
O programa Safiras do Senepol já avaliou 800 novilhas desde seu início, em 2009. “A intenção é fazer com que os tourinhos produzidos por essas matrizes possibilitem uma maior quantidade de carne, de 20 a 30% a mais, pelo beneficio da heterose. As matrizes passam por avaliação de carcaça em que a seleção aponta para as que produzem mais carne em menos tempo e de melhor qualidade, já que consideramos no processo a área de olho de lombo e o rendimento de carcaça, além da heterose que o parceiro leva de graça. É um bem que natureza nos dá”, lista Junior Fernandes.
Senepol à venda
Na semana de 16 a 20 de setembro, o Grupo Parceiros do Senepol realiza a Vitrine Senepol 2013, uma semana da genética qualificada.
- No dia 17, terça-feira, às 18h30, acontece o Leilão Virtual Touros Top do Senepol, com oferta de 100 touros TOP POI e 400 bezerros e bezerras ½ sangue em lotes com carga fechada.
- No dia 18, quarta-feira, às 20h30, é a vez do Virtual Bezerras & Embriões. Em oferta, 22 bezerras credenciadas para o próximo teste do Programa Safiras do Senepol e 180 embriões de Safiras TOP 10.
- Dia 20, sexta-feira, às 20h30, será realizado o esperado Leilão Virtual Safiras do Senepol, que ofertará 30 doadoras Safiras e Safiras TOP 10.
Para a aquisição de genética (doadoras, reprodutores e embriões), as condições de pagamento serão:
- 24 parcelas (2+2+20) com frete para as cidades de Cuiabá e Rondonópolis (MT); Coxim, Campo Grande, Ivinhema, Naviraí, Bataguassu e Três Lagoas (MS); Goiânia e Itumbiara (GO); Brasília (DF); Prata, Uberlândia e Uberaba (MG); Araçatuba, Lins, Presidente Prudente e Pirajuí (SP). Veja mais detalhes das rotas e dos pontos de entrega na página da Vitrine Senepol 2013 na Rural Centro.
- Para os compradores de bezerros e bezerras ½ sangue, o pagamento será feito em três parcelas (1+2) com frete por conta do comprador.
Os eventos terão transmissão do Canal do Boi.
Leia a primeira parte da reportagem...
Veja reportagem em vídeo sobre o Programa Safiras do Senepol
+ Senepol: leilão na Feicorte 2013 cresce 25% e fatura R$ 1,6 milhão
+ Conheça a história do criatório Grama Senepol
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro