Intensificando a pecuária sustentável
02 May 2013
É cada vez maior a pressão para que os produtores rurais intensifiquem as suas atividades agrícolas. Custos de produção em alta, escassez de mão de obra e dificuldades para recuperar áreas degradadas, a exemplo da pecuária, estão alterando o comportamento dos agentes das cadeias produtivas. Mas a alteração não é sentida somente no bolso. Além de equilibrar a atividade do ponto de vista econômico, o aumento de produtividade acaba sendo sustentável também para o meio ambiente.
"A pressão ambiental favorecerá sistemas mais sustentáveis. Na pecuária, a intensificação promove a redução na idade de abate e com isso o reduz as emissões de gases de efeito estufa", explica o mestre e pós-doutor em zootecnia pela UFV, Mário Luiz Chizzotti. Ele será um dos palestrantes do CONFINAR 2013, a segunda edição do simpósio de confinamento de gado de corte, que acontece nos dias 9 e 10 de maio (quinta e sexta-feira da próxima semana) em Campo Grande, MS.
A palestra ministrada por Chizzotti, que também é chefe do setor de bovinocultura de corte da UFLA, terá como tema "Mecanismos que regulam o consumo em dietas de confinamento" e o objetivo é ajudar o pecuarista a melhorar a produtividade do gado confinado através do conhecimento sobre o consumo real dos animais, garantindo desta forma que a formulação da ração para confinamento seja válida.
O ajuste da quantidade de alimento, além de diminuir o desperdício (sobra no cocho), é importante também para que o técnico em nutrição responsável pelo confinamento altere a dieta para consumos menores que os inicialmente previstos, mas de modo que aumente o teor de nutrientes da ração. "Isso elimina uma possível queda no desempenho em função de consumo menor", indica Chizzotti.
A apresentação explicará como o pecuarista pode utilizar cada um dos mecanismos que regulam o consumo de ração, que são divididos em fatores:
- Físicos: nível e qualidade da fibra da dieta;
- Metabólicos: nível de concentrado e proteína degradável no rúmen;
- Ambientais: estresse térmico e chuvas;
- Psicogênicos: qualidade e estabilidade de silagens.
A palestra de Mário Luiz Chizzotti acontecerá às 16h30 do primeiro dia de evento. O simpósio CONFINAR 2013 é realizado em parceria entre a Rural Centro e a Beef TEC e acontecerá na capital sul-mato-grossense nos dias 9 e 10 de maio (quinta e sexta-feira da semana que vem) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no bairro Parque dos Poderes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.confinar.net, onde o usuário pode encontrar também a grade de palestras completa do evento.
Abre aspas para Márcio Luiz Chizzotti
"Com o aumento da demanda mundial por alimentos e o novo código florestal, a diminuição nas áreas de pastagens será inevitável, o que forçará a um aumento na produtividade por área. Além disso, a pressão ambiental favorecerá sistemas mais sustentáveis. A intensificação promove a redução na idade de abate e com isso o reduz as emissões de gases de efeito estufa. Adicionalmente, essa menor idade ao abate favorece a qualidade da carne, o que pode melhorar a rentabilidade da carne brasileira. A intensificação sustentável será fundamental para a pecuária nacional".
+ Leia notícias sobre as prévias das palestras do CONFINAR 2013
CONFINAR 2013
Simpósio de confinamento de gado de corte
9 e 10 de maio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Inscrições e programação: www.confinar.net
Realização: Rural Centro e Beef Tec.
Siga o Confinar nas redes socias
Facebook.com/Confinamento | Twitter.com/ConfinarBrasil | Confinar na +Rural |
Foto: Rafael Camargo / Beef Tec
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro