Sistema ILP com confinamento será tema de palestra do CONFINAR
20 Mar 2013
O uso da integração da lavoura com a pecuária começou no final da década de 80 no Brasil. Os motivos eram, principalmente, a necessidade da rotação de culturas para eliminação de pragas e renovação do solo e também diminuir o risco da atividade, pois a técnica de cultivo retém a umidade no terreno e previne prejuízos causados pelos veranicos. Observando a popularização da técnica em parte do Centro-Oeste, a comissão organizadora do simpósio Confinar 2013 (www.confinar.net) acrescentou à programação do evento a palestra Manejo de pastagem em sistema de integração lavoura-pecuária com terminação em confinamento, que será ministrada pelo consultor da Agroexata André Figueiredo Dobashi, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP com especialização em engorda intensiva na Califórnia/EUA e em Produção Animal pela ESALQ/USP.
Segundo Dobashi, ainda são poucas as publicações científicas e pesquisas que unam os dois temas – ILP e confinamento de gado de corte. “Precisamos de mais pesquisas técnicas e econômicas ligadas ao aproveitamento de resíduos na alimentação animal e ao manejo de pastagens no sistema de integração lavoura-pecuária”, cobra o consultor. André lembrou que a integração diminui o custo e o tempo de confinamento e que, em contrapartida, o confinamento libera área para a lavoura e termina o animal de forma intensiva.
No entanto, unificar os sistemas intensivos de produção - seja na agricultura ou na pecuária – exige muita organização por parte do produtor rural, conforme disse Dobashi. “O desafio para o pecuarista é entender a dinâmica da lavoura. Os altos desembolsos e as intervenções imediatas da lavoura confundem a cabeça do pecuarista”, avisa o palestrante. “A pecuária é uma atividade de ciclo mais longo que a lavoura e isso confere segurança ao sistema tradicional, mas também estreita as margens. Já o confinador profissional está mais acostumado com a rotina da lavoura, até porque ele precisa se programar na produção de volumoso e compra de insumos” completa André Dobashi.
A palestra sobre ILP com terminação em confinamento acontecerá às 10h30 da manhã do segundo dia de evento, 10 de maio, sexta-feira. Os tópicos serão:
- A visão da lavoura;
- A visão da pecuária;
- A necessidade integração;
- Benefícios;
- Desafios;
CONFINAR 2013 é realizado em parceria entre a Rural Centro e a Beef Tec. O evento acontece dias 9 e 10 de maio em Campo Grande-MS, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. As inscrições estão abertas, com descontos até 15 de abril e depois com valores normais até a data do evento. Os cadastros podem ser feitos pelo site oficial do evento, www.confinar.net.
CONFINAR 2013
Simpósio de confinamento de gado de corte
9 e 10 de maio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Inscrições e programação: www.confinar.net
Realização: Rural Centro e Beef Tec.
Siga o Confinar nas redes socias
Facebook.com/Confinamento | Twitter.com/ConfinarBrasil | Confinar na +Rural |
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro