Densidade energética da ração para confinamento e manejo de cocho
25 Mar 2013
O manejo do cocho está entre os principais problemas da lucratividade da pecuária de corte com terminação em sistema intensivo. 53% dos confinamentos brasileiros trabalham com o sistema “bica corrida” na hora de colocar comida para os animais. Se isso resultar em 5% de sobra de cocho, já representa um custo de até R$ 3,00 por arroba. “É muita coisa”, diz a fonte das informações, o zootecnista e especialista em nutrição e produção de ruminantes João Paulo Bastos. Ele será um dos 15 palestrantes do CONFINAR 2013 - www.confinar.net -, simpósio sobre confinamento de gado de corte que acontecerá nos dias 9 e 10 de maio em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Bastos, que também é mestre em nutrição e produção de ruminantes pela UNESP-Botucatu e atua como gerente de operações da JBS Confinamentos, diz que o custo deste padrão “bica corrida” é muito alto. “O pecuarista tem que parar e analisar que a adoção de uma balança no caminhão e o hábito de parar lote a lote para fornecer as quantidades corretas de comida trarão benefícios financeiros e zootécnicos que pagam facilmente a tecnologia e alteração no manejo alimentar”.
+ Cálculo de ração para bovinos: tecnologia de precisão ajuda confinadores
O zootecnista lembra que o aumento da densidade energética da dieta bovina, como acontece com o uso de gordura protegida, e a mudança no manejo podem até encarecer a produção, mas lembra que são compensados com outros benefícios. “Analisando o custo por quilo da ração, ele se torna mais caro, porém, olhando para os benefícios zootécnicos e operacionais que este insumo apresenta, o custo se torna lucro. Boi engorda com amido mais gordura. Não é à toa que esse é o padrão de dieta nos EUA há mais de 30 anos”, reforça João Paulo.
Outra orientação que o zootecnista dá aos produtores é a especialização em cada fase da criação de gado de corte. “Nesse caso, o confinamento terceirizado (boitel) possibilita essa prática. O pecuarista concentra esforços e investimentos para produzir o máximo de arroba magra a pasto, aproveitando toda a área disponível, tornando-se especialista na fase da recria e envia esses animais para serem terminados em confinamentos terceirizados, especialistas nessa atividade de engorda. Assim, ganhamos escala e produtividade em toda a cadeia produtiva”, explica Bastos.
A palestra Estratégias para aumentar a densidade energética das dietas em confinamento e seus benefícios abordará os seguintes tópicos:
- Com quais dietas os confinamentos brasileiros têm trabalhado atualmente;
- Quais são os resultados desta dieta em termos de carcaça;
- Qual é o objetivo a ser alcançado em padrão de qualidade de carcaça.
A apresentação de João Paulo Bastos acontecerá no dia 10 de maio, às 11h30. CONFINAR 2013 é realizado em parceria entre a Rural Centro e a Beef Tec e está em sua segunda edição. As inscrições estão abertas e têm descontos até o dia 15 de abril. O cadastro pode ser feito pelo site oficial do evento, www.confinar.net.
Abre aspas para João Paulo Bastos
"Acredito que a pecuária está passando por um processo de profissionalização, assim como foi no setor de aves e suínos. Teremos pessoas saindo da atividade e outras entrando, ciclo normal. Porém, aquelas que estão entrando e as que se mantiverem na atividade terão que buscar cada vez mais ferramentas de gestão para poderem administrar as propriedades e poderem ter margens de rentabilidade satisfatórias. Isso só é possível com a gestão de custos no dia-a-dia, planejamento de curto, médio e longo prazos, análise mensal de resultados e informação constante de mercado, seja de insumos, seja de venda do produto final. Temos hoje inúmeras ferramentas de comercialização e disponibilidade de informação, mas quantos as utilizam? Temos que encarar as propriedades como verdadeiras empresas. Precisamos aprimorar a mão-de-obra, os sistemas de gerenciamento e a aplicação de tecnologias nas “empresas rurais”, pois sem elas não acredito em futuro promissor".
+ Leia também: artigo 'Investir em gado de corte'
+ Leia mais matérias sobre o CONFINAR 2013
CONFINAR 2013
Simpósio de confinamento de gado de corte
9 e 10 de maio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Inscrições e programação: www.confinar.net
Realização: Rural Centro e Beef Tec.
Siga o Confinar nas redes socias
Facebook.com/Confinamento | Twitter.com/ConfinarBrasil | Confinar na +Rural |
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro